Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > DCTA recebe visita de Magistrados da Justiça Estadual de São Paulo
Início do conteúdo da página

O Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Luiz Fernando de Aguiar, recebeu, no dia 26 de julho, visita de comitiva de magistrados da Justiça Estadual de São Paulo.


No Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), os magistrados puderam ter contato com as realizações do DCTA ao longo de sua história, como o carro movido a etanol e o avião Bandeirante. Em seguida, assistiram à apresentação institucional procedida pelo Diretor-Geral do DCTA, ressaltando as atuais atividades do Departamento e suas perspectivas para o futuro da ciência e tecnologia aeroespacial.

 

 

Um dos assuntos abordados na palestra foi o Programa FX-2, que adquirirá à Força Aérea Brasileira (FAB) 36 aeronaves de caça Gripen da empresa sueca SAAB; o Programa KC-X, aeronave multimissão desenvolvida pela EMBRAER que substituirá os C-130 Hércules em atividade na FAB, e o Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE), que visa fornecer serviços de observação terrestre, telecomunicações, mapeamento de informações, posicionamento, monitoramento do espaço e um centro de operação de sistemas espaciais.


Dando prosseguimento, os Magistrados tiveram a oportunidade de conhecer as instalações do Campus, percorrendo o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), o Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), a Escola Estadual Major Aviador José Mariotto Ferreira e as obras na quadra H-8, que está sendo realizada para melhor acomodar os alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

 

 

Por fim, visitaram o Centro de Competência em Manufatura (CCM), laboratório do ITA especializado em todas as etapas do ciclo de vida de um produto. Durante sua apresentação, o Professor Doutor Carlos César Aparecido Eguti explicou aos magistrados que o CCM realiza pesquisas voltadas para o desenvolvimento da indústria, fomentando a inovação na área de manufatura.

 

 

Na despedida, o Diretor-Geral agradeceu a oportunidade de poder mostrar as instalações e as realizações do DCTA e de proporcionar experiências que possibilitem a ampliação da visão de outros órgãos públicos sobre as atividades de ciência, tecnologia e inovação desenvolvidas na Força Aérea Brasileira.

 

Fonte: DCTA, por Sgt Anderson

Fotos: DCTA, por Sgt Roberto e Sd Santos Gomes

Fim do conteúdo da página