Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > DCTA realiza reunião preparatória para discutir alterações no acordo de controle de mísseis
Início do conteúdo da página

No período de 29 e 31 de outubro, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) realizou a 46ª Reunião do Grupo de Especialistas Técnicos Brasileiros (RGET) do Regime de Controle de Tecnologia de Mísseis (MTCR, em inglês).

A RGET realizada semestralmente no DCTA, é uma reunião preparatória que visa delimitar os pontos do regime que impactam na tecnologia de foguetes e produtos nacionais. Participaram da reunião diplomatas, representantes de órgãos governamentais militares e civis, de órgãos de Ciência, Tecnologia & Inovação e das indústrias que tratam dessas tecnologias.

O MTCR é um acordo internacional, envolvendo 35 países, cujo propósito é controlar o desenvolvimento e a exportação de tecnologias, produtos e sistemas na área missilística e de veículos aéreos não tripulados, a fim de restringir o seu uso na proliferação de armas de destruição em massa.

Os países-membros do MTCR apresentam constantemente propostas de alteração no texto do regime de controle. Estas alterações podem conter apenas modificações editoriais ou podem incluir novos parâmetros de controle.

A RGET foi conduzida pelo representante do Ministério das Relações Exteriores (MRE) foram definidas as posições do Brasil para todas as propostas de alteração do texto de controle do MTCR, de forma a salvaguardar os interesses, principalmente das indústrias para o desenvolvimento nacional. A próxima reunião internacional de especialistas técnicos ocorrerá na última semana de novembro na Basiléia (Suíça).

Os participantes da reunião realizaram ainda uma visita ao Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e o contato com especialistas técnicos responsáveis por vários itens que compõem as listas de produtos que são controlados pelo MTCR.

 

Publicado em: 08/11/2018

Fonte: DCTA, por DPJ - Fotos: Cabo Mendes

Edição: DCTA, por Tenente Larissa

Fim do conteúdo da página