Página inicial > Notícias > DCTA forma novos soldados

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) realizou, na última sexta-feira (29/06), a Cerimônia Militar alusiva ao compromisso à Bandeira Nacional pelos 117 Recrutas incorporados às fileiras da FAB, componentes da 1ª Turma do CFSD de 2018. Os jovens ingressaram no DCTA para cumprir o Serviço Militar Obrigatório.
A formatura contou com a participação de autoridades militares e civis e familiares dos formandos e foi presidida pelo Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira. O Curso de Formação de Soldados (CFSD 1º/2018) teve duração de 4 meses e foi dividido por meio de disciplinas e instruções como: campos do conhecimento, conduta militar, ordem unida, armamento, munição e tiro, segurança militar, hinos e canções, atividade de campanha, treinamento físico, entre outras.
Em suas palavras, o Tenente-Brigadeiro Ar Amaral lembrou que “a formatura representa um momento importante, símbolo de uma etapa vencida, onde o compromisso assumido, perante o símbolo máximo do nosso país, representa o código de honra para as atitudes dos novos soldados, que completam um primeiro e importante degrau em suas carreiras na Força Aérea Brasileira” e frisou ainda que os formandos, agora incorporados, passam a ser peças importantes no cumprimento da missão do DCTA.
Ainda durante a cerimônia, foi entregue homenagem aos militares que se destacaram no Curso de Formação de Soldados. O soldado Guilherme Vinícius dos Santos Vieira atingiu a primeira colocação da Turma com média igual a 8,72. Guilherme atribui esse resultado ao reflexo de uma intensa dedicação ao longo de todo o período de formação “procurei aproveitar todas as horas vagas para estudar, sem esmorecer com as dificuldades”. Sua mãe, a senhora Marleide da Cruz Santos Vieira endossa sua afirmação “como mãe é um orgulho muito grande, ele se esforçou e certamente deu o seu melhor em todo esse percurso”.
Além do primeiro colocado, o soldado Gustavo Matias foi eleito pelos companheiros de turma e instrutores como padrão, pela sua exemplar conduta militar e espírito de corpo.
Os destaques da Turma CFSD 1º/2018, além das homenagens recebidas, foram contemplados com vagas no curso ISO 9001, oferecidas pelo Diretor do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial – IFI, Coronel Aviador José Renato Araújo Costa, a ser realizado em agosto de 2018.

Fonte: ACS, por Ten Dariane - Foto: Sgt: Petherson

Publicado em: 04/07/2018