Página inicial > Notícias > Cães de Guerra do BINFA-64 realizam doação de sangue

Doar sangue não é um ato exclusivo para humanos. Cães também podem ajudar a salvar vidas de outros animais sendo doadores. Corroborando com essa ideia, o Pelotão de Cães de Guerra do Batalhão de Infantaria 64, subordinado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) realizou, no dia 04 de Abril de 2018, doação de sangue com o intuito de aumentar o estoque do Banco de Sangue Veterinário de São José dos Campos, conhecido como Hemocão.
Na ocasião 07 cães que compõem o plantel do BINFA-64 doaram sangue. Esta ação de responsabilidade social se propõem a salvar vidas de animais que sofreram algum acidente ou que foram diagnosticados com alguma doença. A estimativa é que esse gesto de solidariedade ajudará a salvar até 14 vidas, dependendo do tipo do animal.
O processo de doação de sangue envolve seleção criteriosa dos doadores. O cachorro doador precisa ter idade entre 1 e 8 anos e pesar, no mínimo, 22 quilos. Além disso, na história clínica não pode constar nenhum tipo de doença grave ou crônica. Estar com a vacinação em dia também é um pré-requisito.
O Coordenador Técnico do Hemocão, Sr. Luciano Alves, agradeceu a iniciativa do DCTA “toda nossa admiração e respeito a equipe do DCTA onde hoje os soldados humanos juntamente com os soldados caninos ajudaram a salvar vidas, em especial a da cadela Mel, que aguardou a noite toda o sangue do cão ÍON do PCG do DCTA, e com a transfusão já apresenta melhoras. Parabéns e obrigado pela parceria!”
A Tenente Veterinária Cláudia Borges comenta que a parceria com o Hemocão já existe a cerca de três anos e reforça sua importância “a doação de sangue dos nossos cães permite que auxiliemos o Hemocão a ajudar na recuperação de vários outros animais debilitados e estimula o processo de renovação de hemácias e o equilíbrio dos níveis de ferro no sangue melhorando a qualidade da atividade cardíaca dos nossos cães, além de passarem por um mini check up devido aos testes sanguíneos obrigatórios com a doação.”

O Hemocão
O Banco de Sangue Veterinário – Hemocão, existe com o intuito de auxiliar médicos veterinários a de tratar de patologias de cães e gatos que necessitem de sangue e seus derivados. Antes de doar sangue, o animal passa por exame físico e clínico, além de passar por um check up de 08 diferentes tipos de exames de sangue.

Fonte: ACS/DCTA, por Ten Dariane - Fotos: 2S Silva.

Publicado em: 20/04/2018