Página inicial > Notícias > IFI recebe Certificado de Reconhecimento de Autoridade de Aeronavegabilidade Militar emitido pelo Governo Norte-Americano

No dia 21 de fevereiro de 2018, o National Airworthiness Council (NAC), órgão do governo norte-americano que reúne as autoridades técnicas da US Air Force, US ARMY e US NAVY, emitiu o Certificado de Reconhecimento de Autoridade de Aeronavegabilidade Militar ao Instituto de Fomento e Coordenação Industrial, nas áreas de inspeção, certificação, produção e aeronavegabilidade continuada das aeronaves militares sob sua competência.

Uma conquista importante, fruto do trabalho desenvolvido pelo IFI junto às autoridades técnicas norte-americanas desde 2015. As atividades incluíram análise de documentações técnico-administrativas e visitas técnicas nos dois países. No primeiro encontro, que aconteceu 2016 em território americano, uma equipe precursora reduzida realizou reuniões com os integrantes do NAC com vistas a iniciar o procedimento para o Reconhecimento Mútuo. No ano seguinte, foi à vez do NAC visitar as instalações do IFI, em São José dos Campos/SP. Na oportunidade, um grupo técnico altamente qualificado, verificou que o IFI, complementado pelas atividades de Aeronavegabilidade Continuada sob responsabilidade da DIRMAB, possui processos, procedimentos, expertise, capacidade e autoridade necessária para ser reconhecido como Military Airworthiness Authority (MAA).

Para o Coronel José Renato de Araújo Costa, diretor do IFI, esse reconhecimento facilitará o intercâmbio de informações relativas aos produtos mutuamente operados, contribuindo para a garantia do desempenho, da segurança e da disponibilidade de nossas aeronaves. Além disso, a importância desse feito se estende não apenas ao Comando da Aeronáutica, mas também a toda a indústria aeroespacial e de defesa, uma vez que os certificados emitidos pelo Instituto podem ser reconhecidos pelo NAC de modo mais célere, beneficiando a indústria nacional desses setores em eventuais aquisições e operações de produtos nacionais pelo mercado norte-americano.

Dada a dimensão e o nível de tecnologia destes setores em território americano, o reconhecimento ratifica de forma inequívoca o nível de competência brasileiro em todas as fases do ciclo de vida de produtos aeroespaciais e de defesa, reforçando o Brasil como uns dos principais players do setor aeronáutico mundial. Ainda este ano um corpo técnico do IFI deve ir aos EUA para analisar a estrutura, as documentações e a forma de trabalho do NAC, o que deve consolidar o reconhecimento mútuo entre os dois países, culminando com a emissão de um Certificado análogo por parte do DCTA/IFI.

O IFI, criado em 1971 e subordinado ao DCTA em São José dos Campos - SP, presta serviços nas áreas de Certificação, Normalização, Metrologia, Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia e Coordenação Industrial. A organização também é reconhecida pelo CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação) do INMETRO, signatária do Acordo de Reconhecimento Multilateral do IAF (International Accreditation Forum), como organismo de certificação de sistemas de gestão da qualidade no escopo de atuação aeroespacial. O Instituto vem se destacando por diversas ações, entre elas, o processo de certificação da aeronave KC-390 em conjunto com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), sendo o IFI a Autoridade de Aeronavegabilidade Primária para a frota mundial de aeronaves militares KC-390.

Fonte: IFI/DCTA
Publicado em: 27/02/2018