Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > DCTA participa do encontro entre Brasil e Suécia
Início do conteúdo da página

 

Cerca de 300 pessoas participaram, nesta última quarta-feira (31), do Brazil-Sweden Seminar on Aeronautical Cooperation e da quinta edição do Brazilian wedish Workshop in Aeronautics, em São José dos Campos, no interior de São Paulo.

O encontro, realizado no Parque Tecnológico, contou com a participação de cinco Ministérios, sendo eles da Defesa (MD), da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), das Relações Exteriores (MRE) e do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPOG), na definição de diretrizes estratégicas para o Setor Aeronáutico e de Defesa.

Dentre os representantes da Suécia, estava Senhora Cecília Lif, da embaixada da Suécia no Brasil, que destacou: “já temos a parceria do Gripen, mas também queremos ampliar ainda mais as parcerias e em diferentes setores; na academia, governo e indústria”. O Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira, também presente no evento, destacou a importância desta parceria para a cidade de São José dos Campos, no campo da ciência e tecnologia.

O Brasil é um parceiro estratégico para a Suécia e de longe o seu maior mercado exportador na América Latina. Os países debateram, durante o encontro, sobre as perspectivas futuras para criar ambientes favoráveis a interação entre as áreas tecnológicas e científicas relacionadas com o setor aeronáutico civil e militar.

O Brigadeiro do Ar Paulo Eduardo Vasconcellos, destacou a parceria dos dois países no desenvolvimento do futuro caça da Força Aérea Brasileira (FAB), o Gripen. Segundo ele, o retorno desta parceria é a compensação tecnológica, estimada em 150% do valor do contrato, não em recursos financeiros, mas sim em transferência tecnológica e conhecimento. “Muitas empresas, inclusive do Vale do Paraíba, além de muitas outras de todo o Brasil, estão se beneficiando desta parceria. O país, e isso é uma constatação, contribuiu e muito nessa troca. A parceria espalha esse conhecimento para várias indústrias e capacita o cluster aeronáutico”, afirma.

Esse é o terceiro ano consecutivo que os países se reúnem, através de dois encontros anuais, com a intenção de alcançarem projetos mais maduros tecnologicamente e não apenas os de pesquisa básica e acadêmica.

O encontro proporcionou palestras e trocas de informação durante o período da manhã e painéis de discussão temáticas à tarde, que levantaram os desafios para uma cooperação sustentável e de longo prazo entre Brasil e Suécia.

Em outubro, a reunião acontecerá na Suécia, aonde as discussões terão continuidade e novas ações entre os dois países poderão ser estabelecidas.

Publicado em: 05/06/2017

Fonte: ITA/DCTA
Fim do conteúdo da página