Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Grupo de Interfaces de Lançamento inicia reunião no CLA
Início do conteúdo da página

 

Nesta segunda-feira (29/05/2017) teve início no Centro de Lançamento de Alcântara a primeira reunião do ano do Grupo de Interfaces de Lançamento (GIL 1/ 2017), bem como a 1ª Reunião de Acompanhamento de Interfaces (RAI) da Operação Mutiti. Ao longo da semana, representantes do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) e Agência Espacial Brasileira (AEB) discutirão os futuros lançamentos a serem realizados no período de 2017 a 2019.

Para o ano de 2017, estão previstas quatro operações de lançamento no CLA. A principal operação do ano prevê o lançamento de um foguete VS-30 com experimentos científicos e tecnológicos embarcados na Plataforma Suborbital de Reentrada (PSR), na Operação Mutiti, em novembro. Nas reuniões também serão abordados assuntos sobre o Veículo Lançador de MicrosSatélite, VS-50, VS- 43 e  o veículo VBS-43. Serão apresentados também, resultados da Rio Verde, operação realizada em 2016 e a previsão orçamentária para o Acesso ao Espaço e Infraestrutura Espacial.

Para o Coronel Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti, Diretor do CLA, a reunião do Grupo de Interfaces de Lançamento é o momento ideal para se reforçar os elos entre DCTA, IAE, IFI, AEB, CLBI e CLA, além de permitir a demonstração de que os meios operacionais do Centro então em constante modernização e em pleno funcionamento.
 
GIL
O Grupo de Interfaces de Lançamento é regulado pela Instrução do Comando da Aeronáutica 60-1 e se reúne até três vezes ao ano para discutir, dar encaminhamentos e propor soluções para o andamento da atividade espacial no Brasil. Além do presidente, fazem parte do grupo integrantes do DCTA, AEB, IAE, IFI e dos Centros de Lançamentos de Alcântara e da Barreira do Inferno.

Publicado em: 01/06/2017

Fonte: CLA/DCTA
Fim do conteúdo da página