Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Especialistas do DCTA são homenageados em cerimônia militar
Início do conteúdo da página

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) comemorou o Dia do Especialista de Aeronáutica na última sexta-feira, dia 24, com a entrega da Medalha Bartolomeu de Gusmão a 14 agraciados, entre civis e militares da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ).

O Dia do Especialista de Aeronáutica foi instituído em 25 de março – data que coincide com a criação da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), instituição de ensino que forma pessoal especializado nas mais diversas áreas, a fim de atender às necessidades do Comando da Aeronáutica.

Para o Diretor-Geral do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira esse profissional detém um enorme conhecimento técnico e capacitação para desempenhar suas atividades. “O trabalho dos especialistas acontece, em muito, de maneira anônima, porém sua atuação é imprescindível para a Força Aérea Brasileira, em especial para que o DCTA possa cumprir na íntegra sua missão institucional, e assim atingir a Soberania Aeroespacial”, afirma.

Bartolomeu de Gusmão

Criada pelo decreto n° 68.886, de 06 de julho de 1971, a medalha é uma distinção concedida aos militares e civis por destacados serviços prestados a Aeronáutica Brasileira. O nome da distinção é uma homenagem ao padre Bartolomeu Lourenço de Gusmão, um dos precursores da aviação com seus trabalhos no campo da Aerostação.

 

Publicado em: 27/03/2017
Fonte: DCTA
Foto: Sgt Petherson e CB Mendes
Fim do conteúdo da página