Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > IPEV abre inscrições para o Curso de Ensaios em Voo (CEV)
Início do conteúdo da página

Estão abertas as inscrições para o Curso de Ensaios em Voo (CEV) a ser realizado em 2017 pelo Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV) do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos. Os requerimentos dos interessados devem dar entrada no DCTA até o dia 22 de julho de 2016 (Portaria DCTA Nº 204-T/DNO, de 30 de maio de 2016).

O CEV é ministrado pelo IPEV, por meio da Divisão de Formação em Ensaios em Voo (EFEV) e têm duração de 45 semanas para as modalidades de asa fixa (avião), asas rotativas (helicóptero) e técnico de instrumentação de ensaios, e de 24 semanas para a modalidade de engenheiro de instrumentação de ensaios. Apenas sete das instituições no mundo que formam esse tipo de mão de obra especializada são reconhecidas pela “Society of Experimental Test Pilots” (SETP), e a EFEV é a única localizada no hemisfério Sul.

O CEV, nas modalidades asa fixa e asas rotativas, tem por finalidade a formação de pilotos e engenheiros qualificados para planejar, executar e gerenciar atividades de ensaios em voo relacionadas com voos experimentais de desenvolvimento, modificação, avaliação ou certificação de aeronaves e/ou sistemas embarcados. Nas modalidades de engenheiro e técnico de instrumentação de ensaios, tem o objetivo de formar engenheiros e técnicos especializados na atividade de instrumentar engenhos aeroespaciais para a coleta de parâmetros (dados/áudio/vídeo) de Ensaios em Voo.

Nesta edição, XXVI CEV, serão oferecidas 20 vagas:

•    Piloto de Ensaio Experimental de Asa Fixa (4 vagas);
•    Engenheiro de Ensaio Experimental de Asa Fixa (4 vagas);
•    Engenheiro de Instrumentação de Ensaio (4 vagas); e
•    Técnico de Instrumentação de Ensaios (8 vagas).

Os interessados podem obter mais informações acessando o site www.ipev.cta.br, ou por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., e ainda pelo telefone (12) 3947-4066.

Fim do conteúdo da página