Página inicial > Notícias > DCTA visita a EMBRAER em Gavião Peixoto

No último dia 14, o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial – DCTA – Tenente Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Egito do Amaral, acompanhado pelo Vice-Diretor, Major Brigadeiro Engenheiro Fernando Cesar Pereira Santos, pelo Diretor do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial - IFI, Coronel Aviador César Augusto O'Donnell Alvan, e pelo Superintendente de Aeronavegabilidade da Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC, Dino Ishikura, realizou visita técnica às instalações da EMBRAER em Gavião Peixoto. A atividade teve como foco principal verificar a aeronave KC-390, cuja certificação civil está sendo realizada pela ANAC e a certificação militar pelo IFI.

Durante o evento, além da linha de produção do e do primeiro protótipo do KC-390, foram observadas as linhas de modernização das aeronaves A-1M e F-5BR, bem como a linha de modificação do Legacy 500 (Projeto I-X), cuja certificação está a cargo do IFI. “Salienta-se que essa modificação é necessária para prover condições técnicas para que a aeronave realize a ação complementar de Força Aérea de Inspeção em Voo, sob a responsabilidade do Grupo Especial de Inspeção em Vôo - GEIV, conforme prevê a Doutrina Básica da Força Aérea Brasileira”, destacou o  o Vice-Diretor do IFI Tenente Coronel Aviador José Renato de Araujo Costa.

A comitiva também visitou o escritório do Grupo de Acompanhamento e Controle na Embraer - GAC-EMBRAER - e o escritório dedicado aos Representantes Governamentais da Garantia da Qualidade - RGGQ - do IFI, onde foi demonstrado a atuação desse Instituto na verificação governamental da qualidade e atividade contratual que ocorrem durante todos os processos de fabricação, modernização ou modificação de produtos destinados ao Comando da Aeronáutica – COMAER.

De acordo com o Vice-Diretor do IFI, a visita foi concebida em conjunto pelo IFI e pelo setor de Qualidade da EMBRAER, para que a diretoria do DCTA pudesse visualizar as atividades descritas no site da EMBRAER em Gavião Peixoto, assim como possibilitar a interação entre as Autoridades de Aeronavegabilidade Nacionais Civil e Militar e a principal Indústria Aeronáutica Nacional nos desenvolvimentos e aquisições do COMAER.